Páginas

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Esse tal de Hugo Cabret

Não pude deixar de postar o convite da Confraria de POA. Está lindo!


Lembrando que a Confraria acontece simultaneamente no Rio também.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Confraria Reinações - A invenção de Hugo Cabret


Olá, Confrades, aí está o convite para o próximo encontro da Confraria Reinações, dia 17 de agosto, terça-feira, às 19h30min, na Livraria "Do Arco da Velha" (Caxias do Sul).
Livro escolhido para o debate: A invenção de Hugo Cabret, de Brian Selznick, (Ed. SM). Com a minha coordenação.
Falo sob absoluta suspeição, pois adoro essa obra. São 584 páginas de beleza, sensibilidade e arte.

O livro possui um projeto gráfico em perfeita consonância com o texto e ilustrações. A edição brasileira não é capa dura como essa mostrada na foto, mas o restante é igual. Perceberam que as bordas das páginas são pretas? Porém, a capa possui as cores vibrantes de uma cortina de veludo (vermelha talvez). Para o leitor que decodifica os códigos das imagens já é possível situar-se na obra. Sim, é um livro que evoca a câmara escura. Não quero estragar a surpresa dos futuros leitores, mas tem cinema na história. Tem também um menino-herói sozinho na Paris de Georges Méliès, ilusionismo e mágica.
A ilustração do convite, mostra Hugo consertando um ratinho de corda. Nessa e em muitas outras "cenas" escritas ou ilustradas, o autor transborda poesia no que parece impossível: as máquinas, as primeiras engrenagens, tudo o que mais tarde geraria o termo automático. Falo em cenas, porque o livro mescla linguagens: texto e ilustração não se sobrepõem, um dá continuidade à outra. Em diversos momentos uma cena começa ser escrita e depois continua descrita, através da ilustração. E segue o rolo do filme projetado na tela do livro, pois é impossível esgotar as impressões sobre a Invenção de Hugo Cabret, num breve comentário. 
Só v(l)endo.


terça-feira, 10 de agosto de 2010

Villa-Lobos, o menino Tuhu

Vejam só o convite feito pela Cláudia Bressan, querida amiga, muito bem situada no universo das letras e da música.
"Espetáculo de teatro e música sobre a infância e juventude de Heitor Villa-Lobos na Casa da Cultura. Serão mais de 100 pessoas em palco encenando, tocando e cantando o grande músico brasileiro."
Basta clicar no cartaz abaixo para conferir maiores detalhes da apresentação e também a poesia da imagem. Adorei.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Oficina em Barão (município - RS)

Algumas fotos da árvore de Memórias (já deu para perceber que eu gosto dessa história de árvore...)  feita pelos alunos da oficina ministrada por mim no Município de Barão, uma jovem cidade do interior do RS. E, que  mostra comprometimento com a questão da leitura, letramento e educação. A professora Tatiana Kersher e Secretaria da Educação e Cultura de lá organizaram recentemente ciclo de oficinas sobre o tema para professores e alunos de magistério do município e região.
O ato de ler aciona uma imbricada rede de memórias, algumas de fácil acesso, outras vem à tona através de cheiros, palavras, sons e... outras leituras. Lendo construímos nossas árvores internas, com muitos e muitos galhos, folhas, flores, frutos e o principal... sementes levadas pelo vento das nossas palavras.